Plano de Aula
Escola:
Manoel Fontinele de Castro
Professora:
Francisca Lopes Pessoa
Data
12-02-2012
Ano: 7ᵒ
Primeiro bimestre
Disciplina de Ciências
Conteúdos
Objetivo
Conhecer as
camadas que compõem a biosfera;
Identificar
os elementos que fazem parte de ecossistemas aquáticos e terrestres;
Diferenciar
células eucariontes e células procariontes (célula animal da célula vegetal);
Identificar
algumas características de um ser vivo;
Conhecer os
níveis de organização dos seres vivos;
Identificar
as etapas do ciclo de vida desses seres vivos.
Procedimentos metodológicos
Observar uma
foto onde se localiza a
atmosfera,hidrosfera e a litosfera. Fazer leitura da legenda e relembra que os
mesmo já estudaram sobre as camadas da biosfera no sexto ano desta coleção.
Realizar
atividades escrita e perguntas orais do assunto.
1- Cite exemplos de ambientes:
a) Aquáticos: oceanos,
mares, rios, lagos, entre outros
b) Terrestre: Mata Atlântica, Floresta Amazônica, cerrado, caatinga, entre outros.
2- Cite alguns elementos ou ser vivo do ecossistema
que fazem parte do:
A )meio biótico vegetais, animais, microrganismo
e fungos.
b)meio abiótico ar, água, rocha, calor e luz
fornecidos pelo sol, entre outros.
Roda de conversa sobre as características dos seres vivos
valorizados os conhecimentos prévio dos alunos.
Realizar perguntas orais da fotografia do livro relacionado
com o tema em estudo.
Leitura silenciosa do texto pelos alunos depois em voz alta
pelo professor
Responder por escrito a atividade
Responder por escrito a atividade
Cite algumas semelhanças entre um vegetal e uma pessoa.
Ambos apresentam ciclo de vida, respondem à estímulos
do ambiente, são capazes de se reproduzir, entre outras semelhanças.
Esquematizar a célula nervosa, célula sanguíneas, células
eucariontes e células procariontes. Com objetivo de identificar e diferencias
as formas das células de um organismo e seres de espécies opostas.
Ler, observar e entender os níveis de organizações dos seres
vivos.
ciclo de vida
1- Cite algumas transformações que
ocorreram em seu corpo desde seu nascimento até hoje.
2- Em sua opinião que outras transformações poderão ocorrer em
seu corpo?
3- Escreva as etapas do ciclo vital do ser
humano.
4- Em sua opinião, porque é importante que os
seres vivos se reproduzam?
5- Confecção de cartaz sobre o ciclo de vida.
Recursos
-Tesouras
-colas branca
-revistas
-jornais
-livro didático
-gravuras
-pinceis.
Avaliação
Participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizada.
Acompanhamento dos esquemas feitos pelos alunos durantes as atividades.
Elaboração de cartaz e desempenhos dos grupos.
Plano de Aula
Escola:
Manoel Fontinele de Castro
Professora:
Francisca Lopes Pessoa
Data 26-03-2012
Ano: 7ᵒ
Primeiro bimestre
Disciplina de Ciências
Conteúdos
Origem e evolução dos seres vivos:
·
Como surgiu a
vida?
·
Hipótese da
geração espontânea
·
Estudando os
seres vivos do passado
·
Evolução dos
seres vivos
·
Teoria da
evolução
·
Darwin e a viagem
beagle
Objetivo
Entender modelos como sobre como surgiu a vida;
Entender como são estudados os seres vivos de passado;
Compreender explicações científica
sobre o processo de evolução
dos seres vivos;
Procedimentos metodológicos
Explicação e levantamento do conhecimento prévio do aluno sobre a origem
e evolução dos seres vivos.
Observação das imagens e mapa do livro.
Atividade oral e escrita do assunto
Atividade escrita
1- Fósseis são resto ou vestígios de seres vivos que já morreram. Em sua
opinião, o estudo dos fósseis e importantes? Por quê?
2- Em sua opinião, as espécies de seres vivos
citadas na reportagem, e que ficaram registradas nos fósseis, ainda existem? O
que aconteceu com elas?
3- Em sua opinião, como era a Terra no
período citado na reportagem?
4- Como era os seres vivos que habitavam
a Terra há milhões de anos?
Recursos
-livro didático
-gravuras
-filme sobre a origem e evolução dos seres vivos
-pinceis.
Avaliação
Participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizada.
Acompanhamento dos esquemas feitos pelos alunos durantes as atividades.
Teste escrito.
Atividade escrita
1- Em sua opinião, como eram seres vivos
que habitavam a terra há milhões de ano.
Os seres vivos
eram diferentes dos atuais.
2- Como se originaram as diversas
espécies de seres vivos que existe atualmente?
Surgiu a partir de seu ancestral comum.
3- Em sua opinião os diferentes seres
vivos presente na terra atualmente foram iguais ou mudaram ao longo do tempo.
Os seres vivos
mudaram ao longo do tempo.
4- Qual nome das teorias sobre a
evolução dos seres vivos de :
a) Lamark conhecida como lei do
uso e desuso
b) Darwin origem das especies atráves da seleção
natural
5- De acordo com a hipótese da geração
espontânea como era explicado o surgimento dos seres vivos.
Os seres vivos podiam surgir a partir da matéria
se vida
Plano de Aula
Escola:
Manoel Fontinele de Castro
Professora:
Francisca Lopes Pessoa
Data 02-04-2012
Ano: 7ᵒ
Primeiro bimestre
Disciplina de Ciências
Conteúdos
Classificação dos seres vivos
Os reinos dos seres vivos
Subdividindo os reinos
Animais híbridos
Nomenclatura das espécies.
Lineu e a classificação dos seres vivos.
Classificar os seres vivos quanto aos reinos;
Entender como é feita a nomenclatura das espécies;
Pocedimentos Metodológico
bom mas e o encanto das florestas ,nao entendi
ResponderExcluir