sexta-feira, 27 de abril de 2012

planos de ciências 7 ano





Plano de Aula


Escola: Manoel Fontinele de Castro
Professora: Francisca Lopes Pessoa
Data 12-02-2012
Ano: 7
Primeiro bimestre 
Disciplina de Ciências
Conteúdos
Biosfera           ecossistemas aquáticos          ecossistema terrestres.
Características dos seres vivos          Organização celular dos seres vivo         Ciclo de vida          metabolismo          Reprodução.
Objetivo
Conhecer as camadas que compõem a biosfera;
Identificar os elementos que fazem parte de ecossistemas aquáticos e terrestres;
Diferenciar células eucariontes e células procariontes (célula animal da célula vegetal);
Identificar algumas características de um ser vivo;
Conhecer os níveis de organização dos seres vivos;
Identificar as etapas do ciclo de vida desses seres vivos.

Procedimentos metodológicos
Observar uma  foto onde se localiza a atmosfera,hidrosfera e a litosfera. Fazer leitura da legenda e relembra que os mesmo já estudaram sobre as camadas da biosfera no sexto ano desta coleção.
Realizar atividades escrita e perguntas orais do assunto.

1-      Cite exemplos de ambientes:

a)      Aquáticos: oceanos, mares, rios, lagos, entre outros

b)      Terrestre: Mata Atlântica, Floresta Amazônica, cerrado, caatinga, entre outros.

2-      Cite alguns elementos ou ser vivo do ecossistema que fazem parte do:

A )meio biótico vegetais, animais, microrganismo e fungos.

b)meio abiótico ar, água, rocha, calor e luz fornecidos pelo sol, entre outros.

Roda de conversa sobre as características dos seres vivos valorizados os conhecimentos prévio dos alunos.
       Realizar perguntas orais da fotografia do livro relacionado com o tema em estudo.
Leitura silenciosa do texto pelos alunos depois em voz alta pelo professor
Responder por escrito a atividade
Cite algumas semelhanças entre um vegetal e uma pessoa.
      Ambos apresentam ciclo de vida, respondem à estímulos do ambiente, são capazes de se           reproduzir, entre outras semelhanças.
Esquematizar a célula nervosa, célula sanguíneas, células eucariontes e células procariontes. Com objetivo de identificar e diferencias as formas das células de um organismo e seres de espécies opostas.

Ler, observar e entender os níveis de organizações dos seres vivos.

célula              tecidos           órgão             sistema               organismo

ciclo de vida

1-      Cite algumas transformações que ocorreram em seu corpo desde seu nascimento até hoje.

2-      Em sua opinião  que outras transformações poderão ocorrer em seu  corpo?

3-      Escreva as etapas do ciclo vital do ser humano.

4-      Em sua opinião, porque é importante que os seres vivos se reproduzam?

5-      Confecção de cartaz sobre o ciclo de vida.



Recursos

-Tesouras

-colas branca

-revistas

-jornais

-livro didático

-gravuras



-pinceis.

Avaliação

Participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizada.

Acompanhamento dos esquemas feitos pelos alunos durantes as atividades.

Elaboração de cartaz e desempenhos dos grupos.

















































Plano de Aula

Escola: Manoel Fontinele de Castro
Professora: Francisca Lopes Pessoa
Data 26-03-2012
Ano: 7
Primeiro bimestre 
Disciplina de Ciências

Conteúdos
Origem e evolução dos seres vivos:
·         Como surgiu a vida?

·         Hipótese da geração espontânea

·         Estudando os seres vivos do passado

·         Evolução dos seres vivos

·         Teoria da evolução

·         Darwin e a viagem beagle



Objetivo

Entender modelos como sobre como surgiu a vida;

Entender como são estudados os seres vivos de passado;

Compreender explicações  científica sobre o processo de evolução

dos seres vivos;

Procedimentos metodológicos

Explicação e levantamento do conhecimento prévio do aluno sobre a origem e evolução dos seres vivos.

Observação das imagens e mapa do livro.

Atividade oral e escrita do assunto



Atividade escrita

1-      Fósseis são resto ou vestígios  de seres vivos que já morreram. Em sua opinião, o estudo dos fósseis e importantes? Por quê?



2-      Em sua opinião, as espécies de seres vivos citadas na reportagem, e que ficaram registradas nos fósseis, ainda existem? O que aconteceu com elas?



3-      Em sua opinião, como era a Terra no período citado na reportagem?



4-      Como era os seres vivos que habitavam a Terra há milhões de anos?
 

Recursos

-livro didático

-gravuras

-filme sobre a origem e evolução dos seres vivos

-pinceis.

Avaliação

Participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizada.

Acompanhamento dos esquemas feitos pelos alunos durantes as atividades.

Teste escrito.

Atividade escrita



1-      Em sua opinião, como eram seres vivos que habitavam a terra há milhões de ano.

Os seres vivos eram diferentes dos atuais.

2-      Como se originaram as diversas espécies de seres vivos que existe atualmente?

Surgiu a partir de seu ancestral comum.

3-      Em sua opinião os diferentes seres vivos presente na terra atualmente foram iguais ou mudaram ao longo do tempo.

Os seres vivos mudaram ao longo do tempo.

4-      Qual nome das teorias sobre a evolução dos seres vivos de :

a)      Lamark conhecida como lei do uso e desuso

b)      Darwin origem das especies atráves da seleção natural

5-      De acordo com a hipótese da geração espontânea como era explicado o surgimento dos seres vivos.

Os  seres vivos podiam surgir a partir da matéria se vida


Plano de Aula

Escola: Manoel Fontinele de Castro
Professora: Francisca Lopes Pessoa
Data 02-04-2012
Ano: 7
Primeiro bimestre 
Disciplina de Ciências

Conteúdos
Classificação dos seres vivos
Os reinos dos seres vivos
Subdividindo os reinos
Animais híbridos
Nomenclatura das espécies.
Lineu e a classificação dos seres vivos.

Objetivos
Classificar os seres vivos quanto aos reinos;
Entender como é feita a nomenclatura das espécies;

Pocedimentos  Metodológico



Um comentário: