sexta-feira, 27 de abril de 2012

planos de aulas de ciências 6 ano


Plano de Aula

Escola: Manoel Fontinele de Castro

Professora: Francisca Lopes Pessoa

Data 06-02-2012 a 10-02-2012

Ano: 6ᵒ primeiro bimestre

Disciplina de Ciências

Conteúdos

Seres vivos e o ambiente

Ecologia, Ecossistema

Objetivo

Entender que os seres vivos e os componentes físicos e químicos fazem parte do ambiente natural.

compreender as condições que a terra tem e que são favoráveis a  existência de vida.

Conhecer os componentes de um ecossistema e as  interações entre eles.

Procedimentos metodológicos

Os seres vivos e o ambiente

Observar as fotografias de alguns ambientes existentes no planeta terra.

Explorar através de seus conhecimentos prévios as características, elementos e condições favoráveis de vida na terra.

Atividade

1-Cite alguns elementos comuns aos ambientes apresentados nas fotografias desta página 10.

A presença de seres vivos (animais e vegetais), do solo, da atmosfera, da água, da luz solar, etc.

2-Cite algumas características que diferenciam cada um desses ambientes.

Características abióticas o clima e a quantidade de água existente em cada ambiente.

Fatores bióticos as espécies de vegetais e animais presente em cada ambiente e vegetação características.

3-Quais as principais condições que a Terra tem e que são favoráveis à existência de vida?

A existência de luz e calor Fornecidos pelo Sol, de água no estado líquido, de ar e do solo. O efeito estufa natural contribui para manter a temperatura da terra adequada para a existência de vida.

4- Esquematização de três ambientes (Floresta Amazônica, deserto e Pólo Norte.

Ecologia?

Observação de fotografias, leituras e interpretação de textos.

Atividade com questões orais e escritas.

1-      Os animais conseguem viver sem a presença de outros seres vivos? Por quê?



Os animais não conseguem sobreviver sem a presença de outros seres vivos, porque eles se relacionam entre si e com outros seres vivos para obter alimentos, reproduzir, entre outros.

2-      Escreva as condições necessárias que o ambiente proporciona à vida dos seres vivos.

Fornece a água, apresentam os gases necessários a vida, recebe adequadamente a luz solar e proporciona condições para que os seres vivos se fixem, se locomovam, se abriguem entre outros.  

3-      Cite uma relação entre os seres vivos que pode ser observada na fotografia da página 12.

É possível  observar uma relação alimentar entre os cavalos e os vegetais.



Ecossistema

Observação leitura e atividades  oral e escrita e significados



Ecossistema significa conjunto dos seres vivos elementos inanimados nos numerosas interações de um meio natural (floresta campo, mar)



meio biotico
                                 +            meio      abiotico                  = ECOSSISTEMA


Cite  exemplos de ecossistema.

Campo, matas, recifes de corais, manguezal.


Recursos

-livro didático

-gravuras

-o próprio ambiente ecológico da escola

-pinceis.

Avaliação

Participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizada.

Acompanhamento dos esquemas feitos pelos alunos durantes as atividades.







































Plano de Aula

Escola: Manoel Fontinele de Castro

Professora: Francisca Lopes Pessoa

Data 12-02-2012

Ano: 6ᵒ primeiro bimestre

Disciplina de Ciências

Conteúdos

Habitat e nicho ecológico

Seres vivos em um ecossistema

Relações ecológicas entre os seres vivos (comensalismo, protocooperação,mutualismo, predação, parasitismo, competição, mimetismo e camuflagem).

Objetivo

Conhecer os componentes de um ecossistema e as interações entre eles.

Diferenciar os níveis de organização de um ecossistema.

Procedimentos metodológicos

Observar uma ilustração de um ecossistema.

Incentivar a participação dos alunos em uma roda de conversa sobre as diversidades de animais em um ecossistema.

Perguntas orais e escrita relacionada com o tema.

1-cite os animais que vivem no ecossistema ilustrado:

a)      Nas proximidades do rio;  jacaré,capivara,cervo-do-pantanal e aves.

b)      nas árvores; aves e macacos. 

c)      no interior do solo.     Invertebrado como minhocas.

2- cite vegetais que podem ser encontrados fixos em outros vegetais.

Orquídeas, bromélias, cipós, entre outros.



3-Escreva com suas palavras sobre:

a)Habitar local onde determinada espécie de ser vivo, vive e  se desenvolve.

b) Nicho ecológico O conjunto de interações de uma espécie com outras e com ambiente

4- fazer um esquema dos seres vivos organizados em níveis

organismo                    população                             comunidade

De outros exemplos de interação em que pelo menos um dos organismos envolvidos é prejudicado.

A relação entre carrapatos e um cão, entre um ser humano e um verme que o parasita, entre o leão e suas presas, entre outros.

Cite as relações ecologias entre os seres vivos.

Comensalismo, Protocooperação, Mutualismo, Predação, Parasitismo, competição, Mimetismo e camuflagem.

Qual a importância do mimetismo para cobra falsa? Por quê?

Diferencie mimetismo e camuflagem

Mimetismo é a capacidade de imitar outras espécies.

Camuflagem é a capacidade de se confundir com o ambiente

Recursos

-livro didático

-gravuras

-o próprio ambiente ecológico da escola

-pinceis.

Avaliação

Participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizada.

Acompanhamento dos esquemas feitos pelos alunos durantes as atividades.

Apresentação do trabalho de grupo das relações ecológicas.







Plano de Aula

Escola: Manoel Fontinele de Castro

Professora: Francisca Lopes Pessoa

Data 03-03-2012

Ano: 6ᵒ primeiro bimestre

Disciplina de Ciências

Conteúdos

Trocas de energia em um ecossistema.

Cadeia e teia alimentar.

Objetivos

Compreender como ocorrem as trocas de energia em um ecossistema;

Entender a importância do processo de fotossíntese;

Reconhecer algumas das relações entre os seres vivos;

Identificar os três níveis básico da cadeia alimentar.

Procedimentos metodológicos

Construir um dialogo interativo com os alunos sobre as trocas de energia em um ecossistema;

 fazer observação das gravura do livros realizado as leituras de legenda;

  leitura compartilha dos textos.

Atividades com perguntas orais e escritas.

Questões

1-      De que forma os animais obtêm  a energia de que necessita para viver?

Os animais obtêm  a energia de que necessitam dos alimentos que ingerem.

2-      De onde provém a energia que chegou até o se humano, na situação apresentada no esquema?

A energia provém do sol, para isso ela foi transformada pelos vegetais, os quais foram ingeridos pelo boi, o qual foi ingerido pelo ser humano. 



Explicar sobre a fotossíntese e realizar a leituras do texto para maior entendimento do aluno.

Esquematizar a fotossíntese em um vegetal




 Explicar sobre a importância da cadeia e teia alimentar observação e comparação das teias alimentar esquematizada no texto.

Perguntas orais e escritas.



1-      Esquematizar uma cadeia alimentar.




2-      Classifica os animais da fotografia em carnívoros, herbívoros ou onívoros.

Sapo-cururu

Gavião-cabocolo

Rato -do –mato

Lagarta

Jiboia 



3-      Quais seres vivos produzem seus próprios alimentos?

Os vegetais

4-      Os seres que não produzem seus próprios alimentos?

O preá, o gavião-caboclo e os fungos e bactérias decompositores.

5-      Basicamente, as cadeias alimentares são divididas em três níveis cite as.

Produtores, consumidores e decompositores.

6-      Cite exemplos de consumidores.

a)primários.

b) secundários

c) terciários

              7-  Qual a importância na teia alimentar:

a)      Da fotossíntese.



b)      Dos decompositores.



Recursos

-livro didático

-gravuras

-o próprio ambiente ecológico da escola

-pinceis.

Avaliação

Participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizada.

Acompanhamento dos esquemas feitos pelos alunos durantes as atividades.

Atividade escrita.



Plano de Aula

Escola: Manoel Fontinele de Castro

Professora: Francisca Lopes Pessoa

Data 20-03-2012

Ano: 6ᵒ-  primeiro bimestre

Disciplina de Ciências

Conteúdos

Degradação ambiental e suas conseqüências;

- desequilíbrio ambiental

-desmatamento

-queimada

-produção de resíduos

-conservação do meio ambiente

- o lixo os 3 “erres”

Objetivos

Reconhecer que algumas interações humanas podem causar a degradação do ambiente;

-Estimular a adoção de novos valores e atitudes em relação ao lixo;

-Relacionar lixo e saúde pública;

Procedimento metodológico

Trabalho em grupos a turma será divida em 7 grupos para apresentar em forma de seminário cada tema, o grupo apresentar o seu assunto  respondendo essas perguntas. O que é? Quem causa? O que se pode fazer para diminuir o problema?

Recursos

-livro didático

-gravuras

-o próprio ambiente ecológico da escola

-pinceis.

Avaliação

Participação e disposição do aluno com o interesse ao tema e apresentação do seminário.

Acompanhamento dos esquemas feitos pelos alunos durantes as atividades.

Atividade escrita.











































Atividade avaliativa

Escola: Coronel Manoel Fontinele de Castro

Professora: Francisca Lopes Pessoa

Disciplina de ciências

1- Entendemos que os seres vivos e os componentes físicos e químicos fazem parte do ambiente natural. Esquematize três ambientes distintos, e escreva resumidamente o que compõem estes ambientes.

2- Diferenciar os níveis de organização de um ecossistema através de um esquema, (organismo, população e comunidade). Faça a definição de cada nível.

3- Esquematize o processo da fotossíntese e cite a importância do processo de fotossíntese.

4-Escreva Identificando os três níveis básicos da cadeia alimentar, e esquematize uma cadeia alimentar.

5-Classifique os animais da cadeia alimentar em:

A)     carnívoros

B)      herbívoros

C)      onívoros.



























Plano de Aula

Escola: Manoel Fontinele de Castro

Professora: Francisca Lopes Pessoa

Data: 02-02-012

Ano: 6ᵒ primeiro bimestre

Disciplina de Ciências

Conteúdos

Planeta terra

Estrutura da terra;

-camadas da terra

-placas tectônicas

-deriva continental

-Rochas



Objetivos

-Caracteriza a constituição da terra para entender que a estrutura interna provoca fenômenos que alteram a forma e a paisagem da superfície do planeta;



-Compreender a estrutura do planeta terra;



-Entender o que são placas tectônicas e as conseqüências das atividades geológicas ocorridas nas regiões de encontro dessas placas;



- Identificar e classificar os diferentes tipos de rochas;



Metodologia



-Levantamento do conhecimento prévio do aluno mediante as reportagens e noticias sobre terremotos e abalos sísmicos ocorridos;



-vídeo origem do planeta terra fonte internete



-Leitura e interpretação de textos informativos.



- Observação e comentário das gravuras do livro didático;



- Apresentação de alguns objetos derivados das rochas: pedra pome, giz,brita,vidro,grafite etc.



-Atividades com perguntas oral e escrita.





1-      De onde provem as lavas que sai dos vulcões?

   As lavas provem, do interior da terra.

2-      O que acontecerá com a lava após esfriar?

A lava poderá formar rocha é, posteriomente em solo.

3-       Explique com suas palavras, como é o interior da terra.

O interior da terra é formado pelas camada do manto, núcleo interno e externo.

4-      Do que é composta a lava que sai dos vulcões?

A lava é composta pelo magma, ou seja, por um material pastoso composto por rocha fundida por diversos minerais.

5-      Cite as camadas que compõem a estrutura da terra?

Núcleo, manto e crosta.

6-      Em sua opinião é possível chegar ao centro da terra.

não

7-      O Brasil está localizado no centro de qual placa tectônica?

Placa sul-americana.

8-      Que fenômenos geralmente ocorrem durante uma atividade geológica?

Fenômenos com terremotos e vulcanismo.

9-      Como você explicaria a existência de diferente tipo de rocha?

Essa diferença deve-se ao fato delas seres formadas por diferentes elementos químicos e passa por diferente processo de formação.

10-  Em sua opinião o solo é formado a partir de que materiais?

O solo é formado a partir do desgaste das rochas e por matéria orgânica.



Avaliação

-Através de observação da participação e desempenho do aluno nas diferentes atividades propostas;

-Testes escritos.



















Plano de Aula

Escola: Manoel Fontinele de Castro

Professora: Francisca Lopes Pessoa

Data: 01-05-2012

Ano: 6ᵒ primeiro bimestre

Disciplina de Ciências

Conteúdos

-Recursos naturais -extraído da rocha terrestre

Objetivos

- Reconhecer os impactos ambientais causados pela extração desenfreada dos recursos naturais;

Procedimentos metodológico .

Leitura e interpretação de textos informativos.

- Observação e comentário das gravuras do livro didático;

- Apresentação de alguns objetos derivados das rochas: pedra pome, giz,brita,vidro,grafite etc.

Avaliação

-Através de observação da participação e desempenho do aluno nas diferentes atividades propostas;












Nenhum comentário:

Postar um comentário