sexta-feira, 27 de abril de 2012

teste de ciencias


Governo do Estado do Acre
Secretaria Estadual de Educação Núcleo de Brasiléia
                                                 E.E.E.F CEL. Manoel Fontinele de Castro

Aluno(a)_________________________________________________________________

data_____\______\_______ 6° ano

Professora: Francisca Lopes Pessoa

Avaliação de Ciências 1° bimestre
Observe os seres vivos e o ambiente:

         

                     Deserto                                      Floresta Amazônica                                   Antártica

1-Cite alguns elementos comuns aos ambientes apresentados nas fotografias.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2-Cite algumas características que diferenciam cada um desses ambientes.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3-Marque alternativa correta para:

a)      Habitat

            (   ) local onde determinada espécie de ser vivo, vive e  se desenvolve.

            (   ) O conjunto de interações de uma espécie com outras e com ambiente

            (   )  é a capacidade de imitar outras espécies.

b)      Nicho ecológico

(   ) local onde determinada espécie de ser vivo, vive e  se desenvolve.

               (   ) O conjunto de interações de uma espécie com outras e com ambiente

               (   )  é a capacidade de imitar outras espécies.

4- leia com atenção as definições dos seres vivos organizados em níveis nos ecossistemas e escreva a letra correspondente.

(a)    organismo             (   ) um conjunto de populações que vive em determinada região e se relaciona entre si.                    

(b)   população              (   ) um conjunto de organismo de uma mesma espécie  que habita determinada área.        

(c)    comunidade           (   ) cada ser vivo individualmente.

5-  As relações ecológicas entre os seres vivos são:

(    ) Comensalismo, Protocooperação, Mutualismo, Predação, Parasitismo, competição, Mimetismo e camuflagem.

(    ) habitat , Protocooperação, Mutualismo, ecossistema, Parasitismo, competição, Mimetismo e camuflagem.

(    ) Comensalismo, comunidade, Mutualismo, Predação, População, competição, Mimetismo e camuflagem.

6- Observe o processo da fotossíntese e cite a importância desse processo para vida dos seres vivos.

 Observe o esquema da cadeia alimentar e responda.
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
7-A cadeia alimentar é dividida em três níveis:

(    ) autótrofo, decompositores e secundário.

(    ) primário, consumidores e terciário. 

(    ) produtores, consumidores e decompositores.

(    ) primários, secundários e terciários.


8-Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1)   Autótrofos                (     )  cogumelo
(2)   Consumidores          (     )  árvore

(3)   Decompositores      (     )  animais


9- As degradações ambientais são muito comuns na nossa região como:  

(   ) desmatamentos ,queimadas, produção de resíduos.

(   ) desmatamentos ,conservação do ambiente, produção de resíduos.

(   ) desmatamentos ,queimadas, reflorestamento.

10- observe o esquema das camadas da terra e indique seus respectivos nomes.

 












                                                                                                                
Governo do Estado do Acre
Secretaria Estadual de Educação Núcleo de Brasiléia

E.E.E.F CEL. Manoel Fontinele de Castro

Aluno(a)_________________________________________________________________
data_____\______\_______ 7° ano
Professora: Francisca Lopes Pessoa

Avaliação de Ciências 1° bimestre


1-      Em sua opinião, quais os elementos físicos são importantes para a existência de vida.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



2-      A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da terra, é composta pela:

(   ) atmosfera, hidrosfera e litosfera.

(   ) atmosfera elementos físicos e litosfera.

(  ) atmosfera litosfera e biomas.

(  ) atmosfera biomas hidrosfera.

3-      Complete com as letras correspondentes:

(a)   Atmosfera   (    ) compreende as reservas de água existente em nosso planeta.

(b)   Hidrosfera   (   )  é a camada formada pela crosta terrestre e por parte do manto terrestre

(c)    Litosfera      (   ) é a camada  gasosa que envolve a terra que contem os gases necessários á vida.

4-      Cite exemplos de ecossistema:

A)     Aquáticos______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B)     Terrestres______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-      Complete com a palavra meio  biótico e meio abiótico para os elementos que fazem parte destes meios.

____________________ vegetais, animais, microrganismo e fungos.

____________________ar, água, rochas, calor, luz fornecida pelo sol.


6-      Marque a alternativa que indica a semelhanças entre um vegetal e uma pessoa:

(   ) um apresenta ciclo de vida, respondem à estímulos do ambiente, são capazes de se reproduzir, entre outras semelhanças.

(   ) Ambos apresentam ciclo de vida, respondem à estímulos do ambiente, são capazes de se               reproduzir, entre outras semelhanças.

(   ) Ambos apresentam ciclo de vida,um responde à estímulos do ambiente, são capazes de se reproduzir, entre outras semelhanças.
7-  Os níveis de organizações dos seres vivos é organizado na seguinte ordem:
(a)   célula              tecidos           órgão             sistema               organismo.

(b)   célula              órgão              tecido              sistema             organismo.

(c)    órgão               tecidos           órgão             sistema               organismo.

(d)   organismo              tecidos           órgão             sistema               célula.
8-observe as células eucariontes  vegetal e animal .

 






descreva as organelas presentes___________________________________________________________________________________________________________
9- Fósseis são resto ou vestígios  de seres vivos que já morreram. Em sua opinião, o estudo dos fósseis e importantes? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



10-  Em sua opinião, as espécies de animais que ficaram registradas nos fósseis, ainda existem? O que aconteceu com elas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário