Governo do Estado do Acre
Secretaria Estadual de Educação
Núcleo de Brasiléia
E.E.E.F CEL. Manoel Fontinele de
Castro
Aluno(a)_________________________________________________________________
data_____\______\_______
6° ano
Professora: Francisca
Lopes Pessoa
Avaliação de Ciências 1° bimestre
Observe os seres vivos e o ambiente:
Deserto
Floresta Amazônica Antártica
1-Cite alguns
elementos comuns aos ambientes apresentados nas fotografias.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Cite algumas características
que diferenciam cada um desses ambientes.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Marque alternativa correta para:
a) Habitat
( ) local onde determinada espécie de ser
vivo, vive e se desenvolve.
( ) O conjunto de interações de uma espécie
com outras e com ambiente
( ) é a
capacidade de imitar outras espécies.
b) Nicho ecológico
( ) local onde determinada espécie de ser
vivo, vive e se desenvolve.
( ) O conjunto de interações de
uma espécie com outras e com ambiente
( ) é a
capacidade de imitar outras espécies.
4- leia com atenção as definições dos
seres vivos organizados em níveis nos ecossistemas e escreva a letra
correspondente.
(a)
organismo
( ) um conjunto de
populações que vive em determinada região e se relaciona entre si.
(b) população ( ) um conjunto de organismo de uma mesma
espécie que habita determinada área.
(c)
comunidade ( )
cada ser vivo individualmente.
5- As relações ecológicas entre os seres vivos
são:
( ) Comensalismo,
Protocooperação, Mutualismo, Predação, Parasitismo, competição, Mimetismo e
camuflagem.
( ) habitat , Protocooperação,
Mutualismo, ecossistema, Parasitismo, competição, Mimetismo e camuflagem.
( ) Comensalismo,
comunidade, Mutualismo, Predação, População, competição, Mimetismo e
camuflagem.
Observe o esquema da cadeia alimentar e
responda.
____________________________________________________________________________________
__________________________________________
7-A cadeia alimentar é dividida em três níveis:
(
) autótrofo, decompositores e secundário.
(
) primário, consumidores e terciário.
(
) produtores, consumidores e decompositores.
(
) primários, secundários e terciários.
8-Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Autótrofos ( )
cogumelo
(2) Consumidores (
) árvore
(3) Decompositores (
) animais
9- As degradações ambientais são muito comuns na nossa região como:
(
) desmatamentos ,queimadas, produção de resíduos.
(
) desmatamentos ,conservação do ambiente, produção de resíduos.
(
) desmatamentos ,queimadas, reflorestamento.
10- observe o esquema das camadas da terra e indique seus respectivos
nomes.
Governo do Estado do Acre
Secretaria Estadual de Educação
Núcleo de Brasiléia
E.E.E.F CEL. Manoel Fontinele de
Castro
Aluno(a)_________________________________________________________________
data_____\______\_______
7° ano
Professora: Francisca
Lopes Pessoa
Avaliação de Ciências 1° bimestre
1-
Em
sua opinião, quais os elementos físicos são importantes para a existência de
vida.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-
A
biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da terra, é composta pela:
(
) atmosfera, hidrosfera e litosfera.
(
) atmosfera elementos físicos e litosfera.
(
) atmosfera litosfera e biomas.
(
) atmosfera biomas hidrosfera.
3-
Complete
com as letras correspondentes:
(a)
Atmosfera ( )
compreende as reservas de água existente em nosso planeta.
(b)
Hidrosfera ( ) é a camada formada pela crosta terrestre e
por parte do manto terrestre
(c)
Litosfera (
) é a camada gasosa que envolve a
terra que contem os gases necessários á vida.
4-
Cite
exemplos de ecossistema:
A)
Aquáticos______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B)
Terrestres______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-
Complete
com a palavra meio biótico
e meio abiótico para os elementos que fazem parte destes meios.
____________________ vegetais,
animais, microrganismo e fungos.
____________________ar, água, rochas,
calor, luz fornecida pelo sol.
6- Marque a alternativa que indica a
semelhanças entre um vegetal e uma pessoa:
(
) um apresenta ciclo de vida, respondem à estímulos do ambiente, são
capazes de se reproduzir, entre outras semelhanças.
(
) Ambos apresentam ciclo de vida, respondem à estímulos do ambiente, são
capazes de se reproduzir,
entre outras semelhanças.
(
) Ambos apresentam ciclo de vida,um responde à estímulos do ambiente,
são capazes de se reproduzir, entre outras semelhanças.
7- Os níveis de
organizações dos seres vivos é organizado na seguinte ordem:
(a)
célula
tecidos órgão sistema organismo.
(b)
célula
órgão tecido sistema organismo.
(c)
órgão tecidos órgão sistema organismo.
(d)
organismo
tecidos órgão sistema célula.
8-observe as células eucariontes vegetal e animal .
descreva as organelas presentes___________________________________________________________________________________________________________
9- Fósseis
são resto ou vestígios de seres vivos
que já morreram. Em sua opinião, o estudo dos fósseis e importantes? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Em sua opinião, as espécies de animais que
ficaram registradas nos fósseis, ainda existem? O que aconteceu com elas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário