Governo do Estado do Acre
Secretaria Estadual de Educação
Núcleo de Brasiléia
E.E.E.F CEL. Manoel Fontenele de
Castro
Aluno(a)_________________________________________________________________
Data_____\______\_______
6° ano
Professora: Francisca
Lopes Pessoa
Avaliação de Recuperação de Ciências
1° bimestre
1-
Os elementos
comuns aos ambientes terrestres e aquáticos são:
(a) Animais,
luz solar, água, vegetais.
(b) Ecossistema,
ar, animais e água.
(c) Água
líquida, luz solar, ar atmosférico.
(d)
Animais, ar atmosférico e água.
2-
A s características
que diferenciam os ambientes terrestres e aquáticos
são:
(a) Quantidade
de animais, os hábitos dos animais e a vida dos animais.
(b) Quantidade
de água, a temperatura, diversidade de animais e vegetais.
(c) Quantidade
de pessoas, rios, e flores.
(d) Quantidade
de raízes, animais e vegetais
3-Marque alternativa correta para
definições de Habitat.
( a ) local
onde determinada espécie de ser vivo, vive e
se desenvolve.
( b ) O
conjunto de interações de uma espécie com outras e com ambiente
( c ) é a capacidade de imitar outras espécies.
(d ) é a
capacidade de ver outras espécies.
4- Os seres vivos estão organizados
em níveis nos ecossistemas marque a sequência
correta da organização dos níveis dos seres vivos.
(a)
Organismo,
população e comunidade.
(b)
Órgão,
pessoas, e comunidade.
(c)
Organismo,
localidade e população.
(d)
Órgão,
comunidade e organismo.
5- As relações ecológicas entre os seres vivos
são:
( a) Comensalismo, Proteção, Mutualismo, Predação,
Parasitismo, competição, Mimetismo e camuflagem.
( b ) habitat , Protocooperação, Mutualismo, ecossistema,
Parasitismo, competição, Mimetismo e camuflagem.
( c ) Comensalismo, comunidade, Mutualismo, Predação,
População, competição, Mimetismo e camuflagem.
(d ) Comensalismo, Protocooperação, Mutualismo, Predação,
Parasitismo, competição, Mimetismo e camuflagem.
6- O processo da
fotossíntese acontece com a reação de vários componentes nos vegetais verdes. Os
componentes do processo são:
(a) Luz solar, água, gás carbônico e clorofila.
(b) Luz elétrica, água, gás carbônico,
clorofila,
(c) Luz solar, ar, gás carbônico, clorofila.
(d) Luz solar, água, gás carbônico, colorau.
7-A cadeia alimentar é basicamente dividida em três níveis:
( a) produtores, decompositores e
secundário.
( b) primário, consumidores e terciário.
( c) produtores, consumidores e decompositores.
(d) produtor, secundários e decompositores.
8-Os consumidores são os animais que se alimenta de organismo de outra
espécie na cadeia alimentar, são classificado como:.
(a) Primário, centenário, terciário e secundário
(b) Primário, secundário, terciário e
quartanário.
(c ) Primário,Decompositores
, quartanário.
(e) Primário, segundo, terceiro e quarto.
9- As degradações ambientais são muito comuns na nossa região como:
( a ) desmatamentos ,queimadas, produção de resíduos.
( b ) desmatamentos ,conservação
do ambiente, produção de resíduos.
( c ) desmatamentos ,queimadas, reflorestamento.
( d ) desmatamentos ,queimadas, nascente.
10- O Planeta Terra é dividido em três camadas.
(a) Núcleo, mata e crosta.
(b) Núcleo, moto e crosta.
(c) Núcleo, manto e crosta.
(d) Núcleo, manto e crista.
Governo do Estado do Acre
Secretaria Estadual de Educação
Núcleo de Brasiléia
E.E.E.F CEL. Manoel Fontinele de
Castro
Aluno(a)_________________________________________________________________
data_____\______\_______
7° ano
Professora: Francisca
Lopes Pessoa
Avaliação de recuperação de Ciências
do 1° bimestre
1- Os elementos físicos são importantes para a existência de vida.
( a) Animais, luz solar, água,
vegetais.
(b)Ecossistema, ar, animais e
água.
(c)Água
líquida, luz solar, ar atmosférico.
(d) Animais, ar
atmosférico e água.
2- A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da terra, é composta
pela:
( a) atmosfera, hidrosfera e
litosfera.
(b) atmosfera elementos físicos e
litosfera.
(c) atmosfera litosfera e biomas.
(d) atmosfera biomas hidrosfera.
3- Hidrosfera é uma camada da
biosfera, é definida como :
(a)
as reservas de água existente em nosso
planeta.
(b)
é a camada formada pela crosta terrestre e
por parte do manto terrestre.
(c)
é a camada
gasosa que envolve a terra que contem os gases necessários á vida.
(d)
é a cobertura vegetal do planeta.
4- Um ecossistema terrestre ou aquático é formado pelo meio biótico e meio
abiótico, e elementos físicos e químicos.
Indique os ecossistemas.
(a)
Lago,
Flor, fauna, flora,e campo.
(b)
Lago,
campo, floresta, flora,e cipó.
(c)
Oceano,
lago, floresta,campo,caatinga.
(d)
Lago, campo, floresta, flora,e cidade.
5-
Marque a alternativa que indica a
semelhanças entre um vegetal e uma pessoa:
(a ) um apresenta ciclo de vida, respondem à
estímulos do ambiente, são capazes de se reproduzir, entre outras semelhanças.
(b ) Ambos apresentam ciclo de
vida, respondem à estímulos do ambiente, são capazes de se reproduzir, entre
outras semelhanças.
(c) Ambos apresentam ciclo de
vida,um responde à estímulos do ambiente, são capazes de se reproduzir, entre
outras semelhanças.
(d) Ambos apresentam ciclo de
vida,um responde à estímulos do ambiente, não são capazes de se reproduzir,
entre outras semelhanças.
7- Os níveis de organizações dos seres vivos é
organizado na seguinte ordem:
(a)
célula
tecidos órgão sistema organismo.
(b)
célula
órgão tecido sistema organismo.
(c)
órgão
tecidos órgão sistema organismo.
(d)
organismo
tecidos órgão sistema célula.
(a)
Viva
e animal
(b)
Vegetal
e fungo
(c)
Animal
e vegetal
(d)
Vegetal
e viva
9-
Fósseis são resto ou vestígios de seres vivos que já morreram. Em sua
opinião, o estudo dos fósseis e importantes? Por quê?
(a) Proporciona o conhecimento dos animais que
viveram no passado.
(b) Proporciona ficar perto dos dinossauros.
(c) Proporciona ver os dinossauros.
(d) Proporciona
desconhecer os animais que viveram a bilhões de anos.
10- Em sua opinião, como eram seres vivos que habitavam a terra há milhões de
ano.
(a) Os seres vivos eram diferentes dos
atuais.
(b) Os seres vivos eram parecidos com os
atuais.
(c) Os seres vivos eram idênticos aos
atuais.
(d) Os seres vivos eram semelhantes dos
atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário